quinta-feira, 10 de março de 2011

Música: Homenzinho Torto

Havia um homenzinho torto, morava numa casa torta, andava num caminho torto, sua vida era torta. Um dia o homenzinho torto a Bíblia encontrou e tudo que era torto Jesus endireitou.

Baixe aqui

quinta-feira, 3 de março de 2011

Campanha da Fraternidade 2011

Olá, com esta campanha, poderemos focalizar mais intensivamente, a questão da preservação ambiental e a necessidade de RECICLAR! Isso mesmo! Muitos materiais que jogamos no lixo pode ser reutilizado de uma maneira criativa e benéfica para a natureza! Vamos todos juntos salvar o nosso planeta!
Veja só alguns exemplos:








Olha só que pratinhos fofos! Além de salvar a natureza é possível
fazer uma super decoração na sua festa!







Fonte: http://maideias.blogspot.com/2011/01/olha-o-que-podemos-fazer-com-pratinhos.html


Mais criatividade...




 

Jogral - O Presente de Deus

Jogral – Campanha da Fraternidade 2011  de Emílio Carlos

CRIANÇA 1 – Quem gosta de ganhar presente?
TODOS – Eu!
CRIANÇA1 – Quem gosta de ganhar presente?
TODOS – Eu!
CRIANÇA 1 – O que você faz quando ganha um presente?
TODOS – A gente fica feliz!
CRIANÇA 1 – E o que mais?
TODOS – A gente cuida bem do presente.
CRIANÇA 1 – Muito bem!
TODOS – Muito bem!
CRIANÇA 1 – Deus também nos deu um presente.
CRIANÇA 2 – Eu quero!
CRIANÇA 3 – Eu quero!
CRIANÇA 4 – Eu quero!
CRIANÇA 1 – É um presente muito legal!
TODOS – Porque Deus é legal!
CRIANÇA 1 – Deus nos deu...
CRIANÇA 2 – O que?
CRIANÇA 3 – O que?
CRIANÇA 4 – O que?
CRIANÇA 1 – O planeta Terra!
TODOS – Êba!
CRIANÇA 1 – A natureza!
TODOS – Êba!
CRIANÇA 1 – As árvores, os rios e o mar!
TODOS – Êba!
CRIANÇA 1 – Mas só que tem um porém.
TODOS – O que?
CRIANÇA 1 – É pra gente cuidar direitinho.
TODOS – Como assim?
CRIANÇA 1 – É preciso cuidar bem do planeta.
TODOS – Cuidar bem da água, a terra, dos bichos e do ar.
CRIANÇA 1 – Cuidar bem do meio ambiente.
TODOS – Muito bem!
CRIANÇA 1 – Quem vai cuidar bem do planeta?
CRIANÇA 2 – Eu!
CRIANÇA 3 – Eu!
CRIANÇA 4 – Eu!
TODOS – (apontam para si mesmos) Nós!
(apontam para as crianças) Vocês!
CRIANÇA 1 – Viva o nosso planeta!
TODOS – Viva!
CRIANÇA 1 – Viva o nosso Deus!
TODOS – Viva!
CRIANÇA 1 – Uma salva de palmas para Deus!
TODOS – (aplaudem) Êêêêêê!!!!
(música).

Fonte: CRIANÇA 1 – Quem gosta de ganhar presente?

Teatro sobre preservação da Natureza - Campanha da Fraternidade 2011

Campanha da Fraternidade 2011 de Emílio Carlos

JOCA – (entra) Oi pessoal!
CLARINHA – (entra) Oi pessoal!
JOCA – Oíííííí!
CLARINHA – Oi!
JOCA – Oíííííí!
CLARINHA – Oi!
JOCA – Oíííííí!
CLARINHA – Joca.
JOCA – Oíííííí!
CLARINHA – Joca.
JOCA – Oíííííí!
CLARINHA – Joca!
JOCA – O que foi, Clarinha?
CLARINHA – Quer parar de falar oííííí?
JOCA – Não.
CLARINHA – Então para assim mesmo, vai?
JOCA – Ô Clarinha: eu vou lhe contar uma coisa.
CLARINHA – O que, Joca?
JOCA – Sabia que eu não comi nada antes de vir pra cá?
CLARINHA – Não comeu?
JOCA – Não.
CLARINHA – Mas por que, Joca?
JOCA – É que eu acordei atrasado e não deu tempo.
CLARINHA – É, Joca: precisa acordar mais cedo. Daí dá tempo de comer antes de vir para a …
JOCA – (sai)
CLARINHA – Joca.
JOCA – (em off, embaixo do cenário) O que foi?
CLARINHA – O que você está fazendo?
JOCA – (em off, de boca cheia) Eu estou comendo.
CLARINHA – Como é que é. Joca?
JOCA – (em off) Eu estou comendo.
CLARINHA – Não pode comer na hora da Missa, Joca.
JOCA – (em off) Mas eu estou com fome, Clarinha.
CLARINHA – Gente: isso é muito feio, viu? Comer na hora da Missa é falta de educação.
JOCA – (em off) Gostoso! (joga uma embalagem para fora do cenário)
CLARINHA – (olha para o lixo e diz ao público) Isso é falta de respeito.
JOCA – (em off) Que bom! (joga outra embalagem amassada)
CLARINHA – Joca.
JOCA – (em off) Que delícia! (joga mais uma embalagem amassada)
CLARINHA – Joca!
JOCA – (em off) O que foi?
CLARINHA – Venha aqui agora já!
JOCA – (volta) O que foi, Clarinha?
CLARINHA – Olha isso.
JOCA – Isso o que?
CLARINHA – Olha a sujeira que você está fazendo.
JOCA – (olha, riso amarelo) Rê, rê... Eu não percebi.
CLARINHA – Mas a natureza percebe, viu Joca?
JOCA – Como é que é?
CLARINHA – A natureza percebe todas as coisas erradas que nós fazemos.
JOCA – Como assim, Clarinha?
CLARINHA – O ser humano está destruindo a natureza, Joca. O mundo está virando um grande lixão.
(Sugestão: entra um cartaz com desenho de uma montanha de lixo ameaçando prédios. Também podemos exibir slides com fotos de lixões e das outras agressões à natureza que Clarinha vai falar).
JOCA – Nossa! Quanto lixo!
CLARINHA – E o pior é que boa parte desse lixo aí podia ser reciclado.
JOCA – Que nem latinha de refrigerante, né Clarinha? A indústria pega uma latinha e faz outra novinha
CLARINHA – Isso mesmo, Joca.
JOCA – Então tá resolvido, Clarinha: é só jogar o lixo no lixo e reciclar o que der pra reciclar.
CLARINHA – Não é só isso não, Joca.
JOCA – Não é?
CLARINHA – Não. É preciso parar de fazer queimadas. Olha isso.
(entra cartaz com ilustração de queimada).
JOCA – Que horror, gente!
CLARINHA – É preciso parar de cortar árvores. Olha.
(entra cartaz com árvores derrubadas e uma pessoa cortando outra árvore com a serra elétrica).
JOCA – Coitadas das árvores.
CLARINHA – Tem que parar de poluir o ar.
(entra cartaz com ilustração: chaminés de fábricas soltando fumaça, carros e caminhões soltando fumaça).
JOCA – Que fumaceira! (tosse)
CLARINHA – E tem que parar de poluir as águas.
(cartaz com um rio de águas claras. No meio um cano de esgoto derramando um líquido marrom escuro poluindo o rio).
JOCA – Coitado do rio, Clarinha!
CLARINHA – Gente: Deus criou o mundo e nos deu de presente.
JOCA – E o mundo era muito bonito.
(cartaz com árvores, flores, etc).
CLARINHA – Deus deu o planeta pra gente tomar conta.
JOCA – E não para destruir.
CLARINHA – Cada um de nós precisa cuidar do planeta.
JOCA – É isso mesmo.
CLARINHA – Quem vai cuidar do planeta levante a mão!
JOCA – Eu!
CLARINHA – Levante a mão bem alto!
JOCA – Eu!
CLARINHA – Então vamos começar já, né Joca?
JOCA – É... o menininho! Você aí embaixo. Jogue essas embalagens pra mim, por favor? Eu vou jogar no lixo.
CLARINHA – Muito bem, Joca!
JOCA – Eu vou cuidar da natureza que Deus me deu.
CLARINHA – Muito bem!
JOCA – Tchau pessoal!
CLARINHA – Tchau!
JOCA – Tchau!
CLARINHA – Tchau!

Fonte: http://teatros-catolicos.blogspot.com/

domingo, 23 de janeiro de 2011

Moldes para fazer fantoches

Eis algns moldes para você fazer fantoche e tornar seus encontros mais lúdicos.












sábado, 22 de janeiro de 2011

Palco para Teatro

Olha só que tranquilo fazer esses palcos para teatro....a nossa evangelização e nosso ensinar não é mais agradável e prazeroso porque a gente não quer...
Basta juntar alguns materiais que iriam para o lixo e juntar com um pouco de criatividade e pronto: sai uma coisa bem chique!
Vamos lá, vamos pelo menos tentar... se depois de fazer de tudo você não conseguir, peça ajuda. E se ainda assim, vocês não conseguirem, tentem de novo, e de novo, e de novo..... até conseguir.
"O que é feito com amor é feito por inteiro." (Kelliny Dório)

Mãos ao palco.....rsrs





Teatro - Primeiro Dia de Catequese

Estamos retomando os nossos trabalhos catequéticos daqui uns dias, mas você já pode ir se preparando.
Que tal um teatro, pode ser de fantoches ou de gente mesmo...rsrsrs

Segue uma sugestão. Depois acesse também uma postagem sobre dicas de como fazer o "palco".

O Primeiro Dia de Catequese
De Emílio Carlos


JOCA – (entra) Oi pessoal! Eu disse: oi pessoal!
CLARINHA – (entra) Oi pessoal!
JOCA – Vamos ver quem fala mais alto: oi pessoal!... (se espanta) Nossa, vocês falam alto mesmo, hein?
CLARINHA – O que você está fazendo, Joca?
JOCA – Estou dando “oi pessoal” pra eles. Quer ver? Oi pessoal! Gostei.
CLARINHA – Mas Joca: hoje é o primeiro dia da catequese.
JOCA – E daí?
CLARINHA – Daí que você vai perder a catequese.
JOCA – Ué, por que?
CLARINHA – Acorda Joca. Está quase na hora da catequese começar.
JOCA – Ah, mas hoje eu não vou.
CLARINHA – Por que?
JOCA – Porque está gostoso ficar aqui dizendo “oi pessoal”.
CLARINHA – Eu sei que é legal conversar com as crianças, Joca.
JOCA – Eu adoro crianças. Acho que é porque eu também sou criança, né?
CLARINHA – Sei. Mas... e a catequese.
JOCA – Semana que vem eu vou.
CLARINHA – Vai perder, viu Joca! A tia Clarice vai explicar um monte de coisas na catequese hoje.
JOCA – Como você sabe?
CLARINHA – Porque ela me disse.
JOCA – Ah, por que é que eu tenho que ir à catequese?
CLARINHA – Pra aprender mais sobre a Bíblia, sobre a Palavra de Deus.
JOCA – Ahh.....
CLARINHA – E para se preparar para a Primeira Eucaristia.
JOCA – Primeira Comunhão?
CLARINHA – Isso, Joca. Você não gostaria de tomar a comunhão junto com os grandes?
JOCA – É... eu gostaria, né?
CLARINHA – Então tem que se preparar na Catequese. Vamos embora.
JOCA – Ta bom. Ta bom, eu vou. Mas com uma condição.
CLARINHA – Qual?
JOCA – Eu vou hoje e falto na semana que vem. Depois vou de novo e falto de novo. Até o final do ano.
CLARINHA – Que absurdo, Joca. Desse jeito você não vai aprender nada direito. Tem que fazer a catequese por inteiro.
JOCA – Como assim?
CLARINHA – Não pode faltar, Joca. Todo dia a tia Clarice fala de várias coisas da Bíblia, da nossa igreja. Não pode perder.Cada dia fala de coisas diferentes, pois cada dia é um tema...entendeu?
JOCA – Então não pode faltar na catequese?
CLARINHA – De preferência não, né?
JOCA – A catequese é muito importante?
CLARINHA – Muito, muito muito.
JOCA – Então está certo. Eu vou. Mas...
CLARINHA – Mas o que Joca?
JOCA – Eu quero ver essas crianças lá também.
CLARINHA – Eles vão Joca.
JOCA – Então pessoal: a gente se vê na catequese, ta?
CLARINHA – Ta!
JOCA – E não pode faltar nenhum dia, hein?
CLARINHA – É isso mesmo.
JOCA – Então tchau pra vocês.
CLARINHA – Tchau. (vai saindo)
JOCA – Tchau. Tchau.
CLARINHA – (volta) Ô Joca: vamos logo.
JOCA – Já to indo, Clarinha. Tchau gente. (saem)